Saturday, March 25, 2006

Pensamentos Laterais - Semáforo

E ficou vermelho. O semáforo pregou-me uma partida ao ficar vermelho exactamente naquele momento. O momento em que, num autocarro cheio do que se pode chamar de pessoas, o silêncio imperou. Vi-me confrontado com algo que não pensei que fosse possível. Aquele barulho tao detestável, mas ao mesmo tempo reconfortante, das conversas de autocarro, tinha desaparecido.
Naqueles segundos transformados em horas, eu ouvia os pensamentos assustados do que se pode chamar de pessoas: "será que ele me vai assaltar?", "porque olha tão fixamente para mim?", "devo dar o lugar àquela senhora...não consigo. estou tão bem sentado.", "oh meu Deus, que fui eu fazer. enganei-a!", "será que alguém nota que sou gay?", "odeio estes brancos. quero voltar para Angola.", "hoje não fiz nada de jeito.", "será que ele me viu? espero bem que não. vou fingir que não o vi. não posso com ele...", "como é que a minha família vai sobreviver? não tenho dinheiro.", "estou muito atrasada. e o autocarro que não anda.", "preciso beber. não aguento mais esta solidão."
Mas um som, uma voz mais alta que as outras, aproximava-se tão rapidamente que o embate era inevitável. Mas só então percebi...era de mim que ela saía e sobrepunha-se a todas as outras que agora tão dificilmente se ouviam. E ela dizia-me: "vai embora vermelho! que venha o verde!"

0 Comments:

Post a Comment

<< Home